Lançado no final da década de 90, o Leon colocou a SEAT numa posição de referência no competitivo segmento dos familiares compactos. Com 25 anos de serviço e quatro gerações, o modelo conquistou 2,5 milhões de clientes em todo o mundo. 
 
A nova edição comemorativa continua a espelhar todo o ADN dos modelos da casa de Martorell, nos arredores de Barcelona: design, tecnologia, performance e equipamento. Esta versão, em particular, passará a contar com faróis Matrix LED e uma nova motorização 1.5 e-Hybrid, com uma autonomia 100% elétrica até 133 km.
1ª Geração A SEAT confiou ao designer Giorgetto Giugiaro a assinatura do primeiro Leon. O resultado foi um modelo com um design expressivo, com linhas robustas e desportivas. Dotado do melhor que existia em termos de tecnologia, chegou com uma inédita versão de tração integral, uma caixa de velocidades com seis relações e índices de potência até 180 cv.
2ª Geração A segunda geração chegou em 2005, já sob a responsabilidade de Walter de Silva, o designer italiano que viria a marcar toda uma geração de modelos do próprio Grupo Volkswagen. Com uma estética diferenciadora, o modelo abriu o caminho para os puxadores embutidos nas portas traseiras, uma aposta ousada que viria a ser seguida pela concorrência.
3ª Geração Com a chegada da terceira geração, deu-se mais uma revolução no capítulo do design, com a sofisticação a ser elevada a outro nível, tal como aconteceu no campo das novas tecnologias, tanto em matéria de assistências à condução como em termos de infoentretenimento. A partir desta geração, a família Leon passou também a contar com o modelo carrinha.
4ª Geração A atual geração Leon é, sem sombra de dúvida, a mais sofisticada de sempre, sendo mesmo o primeiro modelo da marca 100% conectado. É, igualmente, o primeiro modelo a conciliar cinco diferentes sistemas de propulsão – gasolina, gasóleo, GPL, micro-híbrido e híbrido plug-in. A versão "25 Anos” inclui um novo motor 1.5 e-HYBRID com 133 km de autonomia elétrica.
Nas pistas O Leon também deu o seu contributo para o palmarés da marca no mundo da competição automóvel. A segunda geração do modelo garantiu os títulos de construtores e pilotos nas temporadas de 2008 e 2009 do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC). Um feito único, conseguido com automóveis equipados com motores Diesel.